Ciência do Comportamento

As intervenções da N1 Tecnologia Comportamental são baseadas na Ciência do Comportamento e em um tipo de trabalho derivado dessa área do conhecimento: a Programação de contingências de ensino. A Ciência do Comportamento (mais especificamente, Análise Experimental do Comportamento) consiste em um modelo explicativo científico da Psicologia, que decorreu em importantes contribuições para o trabalho em psicoterapia, psicologia organizacional e do trabalho, psicologia comunitária entre outros campos de atuação. Nesse modelo, o objeto de estudo e intervenção é o comportamento das pessoas e seu objetivo consiste na identificação dos aspectos que determinam tais comportamentos. Sem negar as contribuições da personalidade ou dos valores pessoais, nosso enfoque está nas condições cotidianas com as quais as pessoas lidam e que podem ser modificadas para a obtenção dos objetivos requeridos. Como em qualquer ciência, a Ciência do Comportamento embasa suas intervenções em pesquisas com alto grau de confiabilidade e que são realizadas segundo os mais altos padrões da metodologia científica.

A Programação de contingências de ensino (PCE) é o tipo de orientação básica de trabalho utilizada pela N1 Tecnologia Comportamental e é derivada dos pressupostos da Ciência do Comportamento. Algumas das atividades básicas da PCE são a caracterização personalizada dos comportamentos requeridos para uma determinada atividade, avaliação dos comportamentos apresentados pelas diferentes pessoas que ocupam o contexto analisado, a posterior proposição dos comportamentos (com relevância e valor social) a serem nelas desenvolvidos, planejamento e implementação de atividades de ensino que garantam o desenvolvimento dos comportamentos objetivo e a avaliação sistemática e contínua das intervenções por meio de procedimentos científicos que garantam a demonstração dos resultados produzidos. A PCE promove prestação de serviços com escopo bem definido, validação dos objetivos junto ao cliente, o compromisso de que resultados serão alcançados e o emprego de metodologia para avaliação sistemática do trabalho demonstrando o nível de eficácia e eficiência atingido.